História das bolachas
- 27 Julho, 2015
Um erro que deu certo
O biscoito é quase tão antigo quanto a nossa civilização. No princípio, os homens comiam os grãos de trigo e outros cereais crus. Depois de algum tempo, surgiu a ideia de moer grãos, para tornar a mastigação mais fácil. A história conta que, um dia, ao sobrar grãos moídos, a pasta deve ter-se misturado com um pouco de água e, em seguida, foi colocada no forno para secar. Esta seria a primeira variação de biscoito, sem forma definida ainda.
Desde as cheias no Egipto
A história do biscoito vem do Antigo Egipto. Devido às enchentes e às cheias do rio Nilo, as terras das margens do rio ficaram produtivas e propícias à plantação de trigo. Como os egípcios tinham este cereal como fonte principal da sua produção agrícola, foram descobrindo formas de produzirem alimentos à base de trigo.
Começaram por produzir pão. Com o uso do fogo e dos fornos antigos, os pães eram assados, tornando-se muito mais saborosos. Ao longo do tempo, os egípcios foram testando novas receitas de pães e começaram a produzir biscoitos, feitos em formas de animais e humanos.
Os biscoitos eram oferecidos às divindades como troca das chuvas que garantiam a fertilidade do solo e a produção de trigo. O biscoito estava ligado aos rituais egípcios, mas em pouco tempo o hábito de produzi-lo estendeu-se a outras regiões do Mediterrâneo e Médio Oriente, chegando a França e países do Ocidente.
Em França, começaram a descobrir-se novas técnicas para a produção do biscoito. Concluíram depois de algumas tentativas que se assassem o biscoito duas vezes, conseguiriam conservá-lo por mais tempo. Daí a origem da palavra biscoito, palavra da língua portuguesa originária da palavra francesa bis-cuit, que significa assado duas vezes.
Desde então, a produção do biscoito passou a ser feita de uma maneira mais criativa e nutritiva. O produto passou a ser nomeado de biscoito ou bolacha, seguido do nome da substância ou pelo nome dos ingredientes utilizados no seu fabrico (ex: biscoito de polvilho, biscoito de milho e bolacha de coco).
Os biscoitos ou bolachas são classificados de acordo com os ingredientes que os caracterizam ou forma de apresentação (biscoitos ou bolachas doces, biscoitos ou bolachas salgadas, recheados, revestidos, wafers, entre outros). Todos esses produtos podem ser decorados com doces, glacé, geleia, frutas secas ou cristalizadas.
Toda essa variação e classificação na produção dos biscoitos fizeram com que as empresas apostassem na combinação de vários ingredientes, formatos e sabores, que agradassem a crianças e adultos, colocando assim o biscoito como um dos mais apetitosos e nutritivos produtos feitos à base de trigo.
Voltar