História da massa
- 8 Julho, 2015
Tudo terá surgido quando na pré-história o homem se apercebeu que certos grãos moídos eram comestíveis. Mais tarde com a descoberta do fogo, começou a cozê-los em água, obtendo uma massa farinhenta.
Apesar da verdadeira história da origem das massas alimentícias ser difícil de desvendar, grande parte dos historiadores afirmam que estas terão tido origem na China. Reza a lenda que Marco Polo nas suas viagens através da China, teve a oportunidade de provar e de trazer para a Europa algumas deliciosas receitas feitas com massa.
É no século XVI que o consumo de massas alimentícias se difunde no mundo Ocidental, através dos casamentos entre os monarcas franceses, espanhóis, portugueses e italianos, já que estes últimos se fizeram acompanhar pelos seus hábitos alimentares.
Inicialmente as massas alimentícias eram preparadas de forma artesanal, só em 1800, surgiram em Itália os primeiros processos mecânicos para produção de massas. Foi por volta de 1850 que apareceram em Nápoles as primeiras prensas mecânicas que permitiram desenvolver a produção industrial de massas.
Portugal não foi exceção a esta mundialização das massas, integrando-as há muito na base da sua alimentação.