Cereais de pequeno-almoço e nutrição
- 27 Julho, 2015
O pequeno-almoço é particularmente importante, pois serve para quebrar as muitas horas que se passou sem comer durante a noite. Sair de casa sem tomar esta refeição acarreta uma série de inconvenientes para a saúde e bem-estar, em todas as faixas etárias, sendo o prejuízo no entanto maior no caso das crianças e adolescentes.
Com a vida atarefada que se leva, verifica-se que cada vez mais se assiste à substituição do pão por cereais pré-embalados, mais práticos e rápidos de preparar.
O pequeno-almoço deve ser variado, completo, equilibrado e ajustado às necessidades individuais. Deverá incluir leite e derivados, cereais e fruta ou sumos de fruta.
O leite e seus derivados são fontes importantes de proteína, cálcio e vitaminas, particularmente a A e B2.
Os cereais são uma fonte importante de hidratos de carbono e fibra. Entre os alimentos pertencentes a este grupo, o pão é o mais consumido, sendo o integral mais rico em fibras, em ferro e algumas vitaminas. Certos cereais de pequeno-almoço, nomeadamente os muesli, apresentam teores de fibra semelhantes ao do pão integral. Alguns são também ricos em vitaminas. Análises realizadas a Cereais com chocolate, Corn flakes e Muesli revelaram a presença de um teor percentual proteico semelhante a alguns tipos de pão.
Quanto à fruta, é rica sobretudo em vitaminas e fibras.
Voltar