A Nacional
Marca portuguesa com valioso património histórico, a Nacional tem acompanhado a evolução dos estilos de vida e hábitos dos consumidores mais exigentes. Reconhecida por todos, O que é Nacional é bom desde sempre. Há mais de 160 anos que a marca tem vindo a partilhar histórias e momentos saborosos com os portugueses, disponibilizando os melhores produtos, selecionando os melhores ingredientes, baseando-se na experiência e “saber fazer” de séculos. Presente na vida das famílias portuguesas de manhã à noite, através de uma enorme variedade de produtos inovadores, distribuídos por quatro deliciosas categorias - massas alimentícias, farinhas, cereais de pequeno-almoço e bolachas, a Nacional é uma marca autêntica e de confiança, que vai ao encontro dos estilos de vida atuais e das novas gerações. E é graças a isto, aos seus valores muito fortes, que a Nacional faz parte das memórias dos consumidores desde a infância e está presente nos mais variados mercados, disponibilizando os seus produtos em mais de 37 países, procurando satisfazer todos os gostos. Tudo boas razões para continuar a ser reconhecida pela sua assinatura – “O que é Nacional é bom”.














- 1800
- 1900
- ANOS 20
- ANOS 30
- ANOS 40
- ANOS 50
- ANOS 60
- ANOS 70
- ANOS 80
- ANOS 90
- 2000 em diante
HISTÓRIA
VENHA CONNOSCO NESTA VIAGEM NO TEMPO
1849
Tem início a História da Nacional quando, sob proposta do Duque de Saldanha, a Rainha D. Maria II, tendo em conta os relevantes serviços prestados à Nação, concede autorização a João de Brito para a utilização da marca Nacional nos seus produtos.1879
Os herdeiros de João de Brito constituem-se em firma social, com o nome Companhia Nacional de Moagem. Os cereais começam a ser utilizados para diversos fins, nomeadamente para massas alimentícias, bolachas e alimentos para animais.
1919
Depois de uma época política muito conturbada, muda-se a designação social para Companhia Industrial de Portugal e Colónias (C.I.P.C.), resultado da fusão da Nova Companhia Nacional de Moagem com a Companhia Nacional de Alimentação.Anos 20
A instalação de novos e modernos equipamentos, a construção de novas fábricas e ligações estratégicas a outras companhias congéneres, foram determinantes para a expansão das suas atividades a outras áreas industriais, como as leveduras, o gelo, o malte e a panificação industrial. Com a diversidade de produtos comercializados, sente-se a necessidade de os divulgar junto dos consumidores, desenvolvendo-se para isso várias iniciativas para os publicitar: - Utilização de carros de venda decorados; - Criação de lojas com uma mesma imagem para a produção e venda de pão (primordios do franchising); - Desenvolvimento e produção de cartazes e folhetos com a participação de vários artistas portugueses como por exemplo Emmerico Nunes, Jorge Barradas, Amarelle ou Stuart Carvalhais. Ainda neste período, Fernando Pessoa exerceu na C.I.P.C. e foi durante vários anos correspondente em línguas estrangeiras.Anos 30
A Nacional passa a comercializar arroz, continuando a inovar em termos de packaging e comunicação. Por esta altura o seu património incluía já: - 5 fábricas de moagem; - 3 fábricas de massas alimentícias; - 1 fábrica de bolachas; - 1 fábrica de malte para cervejas; - 1 fábrica mecânica de pão; - 2 fábricas de descasque e branqueamento de arroz; - 1 fábrica de fermento.Anos 40
A marca renova as embalagens, criando a imagem dos “cozinheiros” e a cor azul, registo que permaneceu como a segunda pele da marca. Desenvolveu-se ainda um novo logotipo, passando o “N” da denominação Nacional a ser característica de identificação da marca.1947
Em 1947, um violento incêndio destrói a fábrica de moagem de Xabregas.Anos 50
Verdadeira época de expansão para a marca, a Nacional aposta na construção de uma nova moagem no Beato, com uma capacidade de produção de 152 toneladas/dia, novos silos, fábricas e edifícios.1966
Com a remodelação e construção de novas fábricas, em 1966 atinge-se o pico de faturação, verificando-se um aumento de capital. Tudo isto no ano em que é inaugurada a ponte sobre o Tejo.Anos 70
Após a revolução de Abril, a Nacional vê alterada a sua composição acionista e os seu campo de atuação passa a centrar-se essencialmente na área agro-alimentar: moagem de trigos moles e duro, produção e comercialização de massas alimentícias, bolachas, arroz e rações para animais.Anos 80
Década essencial para o reconhecimento da marca extramuros, são lhe atribuídos diversos prémios internacionais, nomeadamente 48 medalhas de ouro pelo Monde Selection International Institute.1994
Fica marcado pela alteração da imagem da marca, com o desenvolvimento de novas emblagens e logotipo. Verifica-se ainda um aumento da capacidade das moagens para 750 toneladas dia/ e a modernização da fábrica das massas alimentícias, tendo-se iniciado ainda o processo de certificação da qualidade da empresa.1997
A 23 de Dezembro de 1997, o sistema de qualidade implementado pela Nacional para a produção de massas alimentícias, farinhas e sêmolas de trigo e flocos de milho, é certificado de acordo com a norma NP EN ISO 9002, pela Associação Portuguesa para a Certificação.1999
Em 1999 a Nacional é adquirida pelo Grupo Amorim Lage, S.A., que se torna no maior grupo moageiro e masseiro de Portugal. Um momento crucial, representando uma viragem na estratégia global da marca. A partir desta data verificaram-se grandes investimentos a nível industrial, de forma a suportar futuros lançamentos de produtos nos vários mercados onde a Nacional atua.
2002
A construção de novas fábricas de massas alimentícias e a modernização da fábrica de cereais de pequeno-almoço e consequente desenvolvimento de novas linhas de produção, marcam os grandes investimentos deste ano. Destes investimentos, destacam-se a construção da maior fábrica de massas da Península Ibérica, essencial para o desenvolvimento de novos produtos e alargamento da zona de influência do Grupo Amorim Lage nos mercados externos. Preparando-se para novos desafios, a marca investe ainda em comunicação e no lançamento de novos produtos, procedendo-se a algumas mudanças de imagem, quer a nível institucional com a modernização do logotipo, quer a nível de packaging, através da renovação das embalagens. Aproveitando o ambiente de renovação, surgem ainda novas gamas de massa, com ovo e vegetais, e de cereais nos segmentos de criança e adulto.2004
É lançada a gama de cereais de pequeno-almoço infantis/juvenis: Chocomax, Chooks, Starz e Quadz, cereais ricos em vitaminas e minerais, que oferecem todos os nutrients essenciais para começar o dia em cheio.2005
Em 2005 dá-se a reestruturação do Grupo Amorim e das suas subsidiárias, alterando-se a designação social da Nacional – Companhia de Industrial de Transformação de Cereais, S.A. para Cerealis Produtos Alimentares, S.A.2007
Sempre à procura de novas soluções para satisfazer as necessidades dos consumidores, em 2007 a Nacional lança a sua gama saudável. Produtos inovadores, saborosos e de grande qualidade, à base de cereais que contribuem para o bem-estar de toda a família ao longo do dia, seja ao pequeno-almoço, com os cereais +Fibra, +Linha, +Activa, +Vida, +Completo ou Zero, ou numa refeição principal, com as massas +Fibra, +Activa ou +Bio. Igualmente neste ano, são lançadas as massas de cozedura rápida, pensadas para quem não tem tempo a perder. Ideais para qualquer refeição, cozem em menos tempo, permitindo confecionar pratos saborosos e nutritivos com a qualidade Nacional de sempre.2008
Continuando a apostar no desenvolvimento de produtos que acompanham a evolução dos estilos de vida e hábitos dos portugueses, em 2008 a marca lança as novas Farinhas Preparadas para Máquina de Pão. Produzidas a partir de uma rigorosa seleção dos melhores ingredientes, esta nova gama é composta pelas Farinhas Preparadas para Pão Caseiro, Para Pão Rústico e Para Pão Vitale. Uma solução inovadora com a qualidade Nacional de sempre.2009
As novas Farinhas Preparadas Para Máquina de Pão, foram distinguidas com os prémios Produto do Ano e Master da Distribuição na categoria Produtos de Mercearia. Prémios que reconhecem a aposta da Nacional no desenvolvimento de produtos práticos e inovadores e que marcam presença no dia a dia dos consumidores.2010
Reforçando o seu posicionamento como marca saudável, a Nacional aumenta a gama de bolachas e cereais de pequeno-almoço, lançando duas novas linhas de bolachas: bolachas saudáveis, +Fibra, +Linha e +Activa, ricas em fibra e as bolachas Quinta, nutricionalmente equilibradas, destinadas ao target infantil e completando os cereais +Linha e Zero com referências de chocolate.2011
Adaptando-se à realidade do país, a Nacional reforça a sua proximidade com o consumidor, afirmando-se como a marca que ajuda os portugueses a poupar.2013
A 6 de Março deste ano foi oficialmente inaugurada a Moagem de Lisboa com a presença do Senhor Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, do Senhor Ministro da Economia e do Emprego, Doutor Álvaro Santos Pereira e do Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Arquiteto Manuel Salgado. Resultado deste relevante investimento, a marca continua a apostar na melhoria dos processos produtivos, aproveitando para renovar a sua gama de Farinhas para Usos Culinários que se apresentam mais brancas e mais finas, garantindo sempre bons resultados nas suas utilizações. A par das farinhas, a Nacional renova ainda as embalagens de cereais de pequeno-almoço infantis e juvenis. Com um design mais apelativo, as novas embalagens têm novas cores, novos letterings e no caso dos cereais infantis, mascotes mais atuais. Mudanças que permitiram reforçar a sua presença no linear.2016
A Nacional renova a sua imagem. Fiel à sua tradição, a Nacional apresenta um logotipo renovado, novas embalagens, um estilo de comunicação mais arrojado e, acima de tudo, muito ambição. O objetivo: acompanhar as novas tendências e exigências dos consumidores de todas as idades, reforçando uma relação sólida.
Produtos de grande qualidade e ótimo sabor
A Nacional assume o compromisso de desenvolver os melhores produtos através de um processo de inovação e desenvolvimento enquadrado num sistema de qualidade contínuo, que adota procedimentos de certificação dos fornecedores, controlo e seleção das matérias-primas e o cumprimento dos requisitos de garantia de higiene e segurança alimentar, garantindo a melhor qualidade dos produtos finais.
Os processos de produção e distribuição encontram-se certificados pelos referenciais de segurança alimentar ISO 22000 e IFS (International Food Standard), concedidas pela ISACert.
Equipas preparadas e motivadas, a mais recente tecnologia, rigorosos sistemas de qualidade e exigentes processos de segurança e higiene alimentar, são bases que fazem com que a Nacional ofereça aos consumidores as melhores massas alimentícias, as melhores farinhas, os melhores cereais de pequeno-almoço e as melhores bolachas. Produtos de grande qualidade e ótimo sabor.

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